quinta-feira, 23 de abril de 2009

Temo pelo futuro...


"É fim de noite, final do dia vinte e oito de junho de dois mil e quarenta e quatro, hoje é meu tão esperado e sonhado cinquenta anos de idade. Moro só, sou viúva e sem filhos, não possuo mais animais de estimação pois não sobreviveram sem água e sem o ar puro das árvores. Para piorar ainda mais a situação e a solidão tenho o pavor de informá-los que, há dias não tomo um banho de mais de horas como fazia há vinte anos atrás, a meses não tomo sequer um copo de água potável, límpida. O que vem para as nossas mãos hoje em dia é uma água suja, cara, muito diferente da qual tomava antigamente. O homem nos anos passados ignorava a hipótese de que a água poderia um dia acabar, digo, a água potável. Pois bem, quem vive agora neste ano, neste tempo, está realmente vendo o que acabou acontecendo a todos nós hoje em dia. Corremos, lutamos, guerreamos, nos matamos para poder chegar perto de apenas um copo de água.
O que mais sinto falta além da água é aquele ar fresco, puro, que quando a chuva caía sobre a grama a casa toda cheirava a planta, o cheiro de chuva molhando as flores, a chuva molhando os telhados, a água caindo sobre as ruas e nós só observando. Não meus caros, hoje tudo está diferente, tudo está ao contrário, ninguém mais apenas observa a chuva caindo sobre o chão, colocamos baldes, nos banhamos, nos jogamos embaixo da chuva mínima que cai. Diria que agora, a respiração não é apenas nossa, até porque, ninguém mais aqui na cidade consegue respirar sozinho, sem ajuda de aparelhos especializados que nos custou os olhos da cara. Pessoas com vinte, trinta, quarenta anos com aparência de noventa, destruídos pelo tempo e pela falta de água e ar.
As pessoas estão morrendo mais rapidamente, evitam ter filhos para prevenir o sofrimento que pode ocorrer mais para frente, falta de medicamento, cuidados, alimentos, mantimentos, tudo isso está em alta escassez. Não temos alimentos suficientes para comer, já que precisam de água pra se regar nas lavouras.
Agora, minha vida está assim, não sei como será mais uma vez o futuro, se sobreviverei até meus noventa anos ou se morrerei de sede e falta de ar nas próximas vinte e quatro horas. Preserve, cuide do que é seu também, para que as próximas gerações não sofram com atos tolos e impensáveis. Vamos preservar enquanto é tempo. O planeta está pedindo socorro e você não está ouvindo, quando formos pedir a ele, pode ser tarde demais."


Temo muito pelo futuro que nos aguarda. Aliás, temo a tudo que está ao meu redor, é como se fosse uma desconfiança, uma coisa louca que toma conta de mim.

O futuro? O futuro não é simplesmente branco e sem fim, até porque, agora branco só nas ilustrações de livros.

O mundo "está se acabando" e você está ciente de que, AINDA pode mudar tudo isso? Se não sabe, eu lhes digo, VOCÊ PODE.

Onde está o mundo de antes, de ontem? Esse, simplesmente desapareceu apenas com a fumaça do teu carro. Ande mais de bicicleta, isso também faz bem para sua saúde.

Fique mais em casa, curta sua família, brinque com seu cachorro, bata um papo gostoso com seus avós. VIVA, tente aprender mais sobre as músicas antigas, sobre os atores que faziam sucesso, a que fim levou a Bossa Nova, como seus pais se portavam nas escolas. Queira saber um pouco mais sobre sua família, seus amigos, tente imaginar como será o seu futuro.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, agora, neste momento.

Eu por exemplo, neste momento preciso ir dormir, 00:06, tenho aula amanhã pela manhã, por isso, vou terminar de escrever isso e voar para a cama.

Não disse? Farei isso agora, porque se eu for deixar para manhã, quem me garante que estarei viva até lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário